
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou em participar do encontro anual do Fórum Econômico Mundial (FEM), em Davos, na Suíça, após os organizadores garantirem que tópicos da “agenda woke” não teriam destaque na cúpula, conforme informações divulgadas nesta sexta-feira (21) pelo Financial Times.
Segundo declarações de fontes anônimas ao FT, em uma reunião recente, representantes do governo Trump pediram ao Fórum Econômico Mundial que retirasse e mesmo removesse da pauta temas considerados indesejados como uma condição para a participação do presidente dos EUA no evento, que ocorrerá em janeiro de 2026.
Questões como diversidade e empoderamento feminino, mudanças climáticas, economia verde e financiamento internacional para o desenvolvimento seriam alguns desses temas “suavizados”, de acordo com duas fontes.
Na última semana, foi anunciado que Trump retornará ao fórum de Davos pela primeira vez em seis anos. Neste ano, o presidente americano participou de forma virtual.
De acordo com uma das fontes, isso ocorreu porque o governo dos EUA queria garantir que a participação de Trump no evento tivesse boa repercussão junto à base eleitoral do presidente.
“Como o presidente afirmou na ONU, o mundo se beneficiaria ao adotar o foco dos EUA em segurança econômica, fronteiras seguras e paz por meio da força, em vez da ideologia woke”, afirmou um porta-voz da Casa Branca, ao ser questionado sobre as tratativas com o FEM.
A organização, por sua vez, declarou que “nenhum governo influencia nossa independência editorial ou a agenda de nossos encontros”, mencionando ainda que os temas e tópicos selecionados para o encontro anual são baseados na “relevância global”.
Uma das fontes afirmou que o FEM conseguiu oferecer as “garantias” ao governo Trump. Já uma segunda disse que tais conversas são “rotineiras” e que a organização nunca aceitaria solicitações para “moldar ou alterar” a agenda.
“Porém, é normal que tópicos e discussões relevantes para os participantes do encontro surjam em uma reunião desse tipo”, disse a segunda fonte ao FT.
O tema do Fórum Econômico de Davos de 2026 será “Um Espírito de Diálogo”, com discussões concentradas em cinco temas, incluindo cooperação em um mundo fragmentado, novos modelos de crescimento e construção de prosperidade “dentro dos limites planetários”.
Em edições anteriores, o evento havia trazido mais temas sociais e climáticos para a pauta. Em 2019, a ativista sueca Greta Thunberg fez um discurso alertando que “nossa casa está em chamas” e solicitando aos líderes mundiais a agirem diante da iminência da crise climática.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



