
Um incêndio atingiu um pavilhão da Cúpula do Clima, a COP 30, que ocorreu na cidade de Belém (PA), na tarde desta quinta-feira (20). Segundo informações da CNN, o princípio do incêndio foi registrado na Blue Zone, próximo a um estande de exibição da China. Debates entre diplomatas foram interrompidos e a área foi evacuada. Houve correria e tumulto e por ora não há informações sobre feridos.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, tentou minimizar os fatos. “Esse princípio de incêndio poderia ocorrer em qualquer lugar do planeta. Não é porque um celular pegou fogo que a COP acabou”, afirmou.
A evacuação da área foi realizada pelas equipes de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a emergência. Uma fumaça escura é vista no céu da capital paraense. A área de pavilhões, onde ficam os estandes do Brasil e de outros países, foi fechada pela segurança do evento internacional. Restaurantes e o local reservado para a imprensa também foram bloqueados.
A organização também interrompeu a energia na Blue Zone por medidas de segurança após o incêndio na COP 30. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, diz o comunicado oficial.
Celso Sabino confirmou que houve um princípio de incêndio próximo ao estande da China e que o Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência com rapidez. “Incêndio está contido, não há feridos. Os materiais do pavilhão são antichamas, nós tivemos esse cuidado previamente. Daqui a pouco, vamos saber o que ocasionou e se retomamos o trabalho ainda hoje”, disse à imprensa.
As reuniões na reta final da COP 30, que define o acordo climático entre os países, pode ser adiada nesta quinta-feira, penúltimo dia do evento. As negociações tratam de adaptações climáticas, a possibilidade de abandonar os combustíveis fósseis e acabar com o desmatamento.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



