
A Toyota lançou um veículo elétrico bZ4X parcialmente redesenhado no Japão na quinta-feira, ampliando a autonomia do modelo em cerca de 25%, para um máximo de 746 quilômetros.
Esta não é apenas a maior autonomia entre os veículos elétricos de marcas japonesas disponíveis no mercado japonês, mas também ultrapassará os 702 km de uma nova versão do Leaf da Nissan, cujas entregas começarão em janeiro de 2026.
O novo bZ4X começa em 4,8 milhões de ienes (cerca de US$ 31.400), o que representa 700 mil ienes a menos do que a versão anterior, na mesma faixa de preço. Com subsídios governamentais, o novo preço é comparável ao de veículos utilitários esportivos híbridos.
A autonomia estendida foi alcançada aumentando a capacidade da bateria e reduzindo a perda de energia na unidade de tração do eixo elétrico.
A Toyota também abordou o desempenho de carga em baixas temperaturas, considerado um ponto fraco dos veículos elétricos em geral. O novo bZ4X pode pré-aquecer a bateria para que ela possa ser totalmente carregada em apenas 28 minutos a -10 °C.
As melhorias também incluem a aceleração. O mais recente bZ4X vai de 0 a 100 quilômetros por hora em 5,1 segundos, uma redução de 1,8 segundos. Quatro níveis de frenagem regenerativa ajustáveis permitem uma desaceleração mais lenta, dependendo da situação.
A Toyota também lançou seu primeiro carregador doméstico proprietário com o novo bZ4X: uma oferta de 6 quilowatts com o dobro da potência da concorrência. Ele oferece 300 km de autonomia em oito horas de carregamento.
A montadora lançou sua própria rede de carregamento Teemo. Sem mensalidade, as taxas de carregamento são baseadas na potência. Usar carregadores rápidos com 150 kW ou mais custará entre 80 e 100 ienes por minuto. A rede baseada em aplicativo também está acessível a motoristas de veículos elétricos que não sejam da Toyota.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com