
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), agradeceu nesta quarta-feira (8) o “empenho” do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), contra a Medida Provisória 1.303/25, que aumentava tributos para compensar o recuo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O governo Lula (PT) acusou Tarcísio de ligar para deputados ao longo do dia para a derrubada da MP, mas ele negou. “Estou muito focado nos problemas aqui de SP”, disse o governador à coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, nesta tarde.
Após a votação, Sóstenes foi à tribuna da Câmara para agradecer aos aliados que atuaram contra a proposta. “Eu quero agradecer alguns governadores que trabalharam muito esta noite. Governador Tarcísio, do Estado de São Paulo, que inclusive já foi atacado na outra tribuna porque começam a se preocupar com o Tarcísio e o principal estado do país”, afirmou o líder do PL.
- Lula diz que Câmara joga contra o Brasil ao derrubar “MP da Taxação”
“Tarcísio, receba do alto da tribuna da Câmara dos Deputados o nosso reconhecimento, a nossa gratidão por todo o seu empenho. Você tem sido um gigante no diálogo com os presidentes de partidos de centro, para que a gente possa fazer essa coalizão em prol do Brasil contra aumento de impostos”, acrescentou.
À Folha, Tarcísio voltou a dizer nesta noite que não participou da articulação e apontou que pode ter sido mencionado por Sóstenes por uma “questão de deferência”.
O governo apontou que o governador paulista e partidos do Centrão usaram a votação para impor uma derrota ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e antecipar a disputa eleitoral de 2026. O petista criticou a decisão da Câmara, destacando que “não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro”.
“O que está por trás dessa decisão é a aposta de que o país vai arrecadar menos para limitar as políticas públicas e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. É jogar contra o Brasil”, disse Lula após a votação.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com