Em setembro, 40,71% da população adulta brasileira estava inadimplente, o que equivale a mais de 67 milhões de pessoas, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O estudo, realizado com base nas informações do SPC Brasil, aponta que, em média, cada consumidor negativado acumula uma dívida de R$ 4.386,62, sendo que 45% dos inadimplentes devem até mil reais.
Embora o número de brasileiros negativados seja elevado, houve uma leve queda de 0,32% na inadimplência em comparação com o mesmo período do ano passado. A faixa etária mais impactada é a de 30 a 39 anos, com 23,70% dos negativados. Isso significa que metade dos brasileiros dessa faixa etária estão com o nome negativado.
O setor bancário concentra a maior parte das dívidas, correspondendo a 64,86% do total. As dívidas com comércio representam 10,69% e contas de água e luz, 10,34%. Apesar de uma leve redução nas dívidas com serviços essenciais como água e luz (-11,24%) e comunicação (-5,27%), o endividamento bancário continua alto, com uma média de 2,11 credores por consumidor.
Segundo Roque Pellizzaro Júnior, presidente do SPC Brasil, o sistema de crédito no país é acessível, mas caro. “Os consumidores inadimplentes possuem dívidas com mais de duas empresas credoras, o que mostra a importância de cautela ao pegar crédito, principalmente em empréstimos pessoais e cartões de crédito”, alertou Pellizzaro.
A inadimplência reflete os desafios econômicos enfrentados pela população e a necessidade de planejamento financeiro rigoroso, especialmente diante de juros elevados e condições de crédito desfavoráveis.
BelfordRoxo24h – Aqui a informação nunca para
Para enviar denúncias e sugestões, entre em contato pelo nosso WhatsApp: (21) 97915-5787
Acompanhe nossas redes sociais: @BelfordRoxo24h
Link do WhatsApp para participação direta