
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no sábado que estava instruindo o secretário de Defesa, Pete Hegseth, a enviar tropas para Portland, no Oregon, e para proteger instalações federais de imigração contra “terroristas domésticos”, dizendo que autorizava o uso de “força total, se necessário”.
“A pedido da secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estou instruindo o secretário de Guerra, Pete Hegseth, a fornecer todas as tropas necessárias para proteger Portland, devastada pela guerra, e qualquer uma de nossas instalações do ICE sob ataque do Antifa e de outros terroristas domésticos”, disse Trump em uma publicação em sua plataforma Truth Social.
O prefeito de Portland, Keith Wilson, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira, Wilson disse que um aparente aumento de agentes federais não havia sido solicitado pela cidade e classificou a medida como um excesso e uma distração.
Na quinta-feira, Trump disse a repórteres que “pessoas loucas” estavam tentando incendiar prédios em Portland. “São agitadores profissionais e anarquistas”, afirmou, sem apresentar provas.
Trump fez do combate ao crime um dos principais focos de sua administração, mesmo com a queda das taxas de crimes violentos em muitas cidades dos EUA. Sua repressão a municípios governados por democratas, incluindo Los Angeles e Washington, tem alimentado preocupações jurídicas e provocado protestos.
@BelfordRoxo24h – Aqui, a informação nunca para.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97915-5787