
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu nesta segunda-feira (29) na Casa Branca com líderes republicanos e democratas do Congresso em uma tentativa de aprovar o financiamento temporário do governo e evitar a paralisação de serviços federais, mas o encontro terminou sem acordo.
O prazo para aprovação do projeto de financiamento emergencial do governo expira na noite desta terça-feira (30). Caso não haja acordo, milhares de servidores públicos serão suspensos temporariamente de suas funções e diversos órgãos deixarão de funcionar, o que afeta diretamente a população.
O núcleo da disputa está nos subsídios de saúde criados após a pandemia, que garantem desconto em planos para milhões de famílias de baixa e média renda. Esses benefícios expiram no fim deste ano e não estão incluídos no projeto emergencial de financiamento de sete semanas defendido pelos republicanos. Os democratas querem usar a votação para prorrogar imediatamente tais subsídios, enquanto Trump e sua base afirmam que o tema deve ser tratado depois, no orçamento anual, e não como condição para manter o governo em funcionamento.
“Diferenças significativas permanecem entre os dois lados”, afirmou Hakeem Jeffries, líder democrata na Câmara.
O projeto emergencial de financiamento já foi aprovado na Câmara dos Deputados, que tem maioria republicana. Agora, ele precisa passar pelo Senado para seguir à sanção de Trump. Contudo, no Senado, a votação é mais complicada porque, para avançar, o texto precisa de 60 votos. Como os republicanos não têm esse número sozinhos, será necessário o apoio de pelo menos oito senadores democratas. Até o momento, a oposição resiste, justamente porque quer vincular a aprovação à prorrogação dos subsídios de saúde.
O vice-presidente americano, J.D. Vance, responsabilizou os adversários pelo risco de paralisação.
“Acho que estamos caminhando para uma paralisação porque os democratas não querem fazer a coisa certa. Espero que mudem de ideia, mas vamos ver”, declarou à imprensa após a reunião, segundo informou a CNN. Apesar das críticas, Vance admitiu que parte das propostas democratas poderia ser analisada: “Eles tiveram algumas ideias que eu realmente achei razoáveis, e tiveram algumas ideias que o presidente também achou razoáveis”. Mas ressaltou que o debate só pode continuar “com o governo em funcionamento”.
Se não houver solução até 23h59 desta terça-feira, os Estados Unidos enfrentarão uma paralisação parcial, medida que atinge diretamente trabalhadores, serviços públicos e gera impacto negativo na economia do país.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com