
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (27) que “adoraria” exercer um terceiro mandato, mas descartou uma hipótese que vem sendo cogitada por aliados: concorrer como vice-presidente na eleição de 2028, para o titular da chapa, se eleito, renunciar e ele voltar à presidência.
A 22ª emenda da Constituição dos Estados Unidos determina que “ninguém poderá ser eleito para o cargo de presidente mais de duas vezes”, mudança que foi introduzida na Carga Magna americana depois que Franklin D. Roosevelt morreu durante seu quarto mandato, em 1945, no ano seguinte à sua quarta eleição.
Dessa forma, Trump, que venceu as eleições de 2016 e 2024, não poderia exercer um terceiro mandato por meio de uma nova eleição como cabeça de chapa, mas poderia fazê-lo através da manobra sugerida por seus aliados.
“Eu teria permissão para fazer isso”, disse Trump a jornalistas no Air Force One, o avião da presidência americana, em voo da Malásia para o Japão.
“[Mas] eu não faria isso. Acho que seria fofo demais. Sim, eu descartaria essa possibilidade porque é fofa demais. Acho que as pessoas não gostariam. É fofo demais. Não é… não seria certo”, afirmou o presidente americano, segundo informações da agência Reuters.
“Eu adoraria fazer isso [exercer um terceiro mandato]. Tenho os melhores números [de avaliação do seu governo] da minha história”, disse Trump.
Quando questionado por um repórter se não estaria descartando um terceiro mandato, o republicano respondeu de forma enigmática, sugerindo que poderia tentar alguma mudança na lei para concorrer em 2028: “Não estou descartando? Quero dizer, vocês terão que me dizer”.
Ao mesmo tempo, o presidente americano disse que uma eventual chapa com seu vice, J.D. Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, seria “imbatível” em 2028.
Em janeiro, Trump se tornou o homem mais velho a assumir a presidência dos Estados Unidos, com 78 anos e 220 dias de idade no primeiro dia do seu segundo mandato, batendo o recorde do democrata Joe Biden, que tinha 78 anos e 61 dias de idade quando iniciou seu único mandato, em janeiro de 2021.
Na conversa com os jornalistas no Air Force One, Trump disse que passou por uma ressonância magnética recentemente no Centro Médico Militar Nacional Walter Reed e que foi “perfeita”, mas não revelou por que fez o exame. “Vocês vão ter que perguntar aos médicos”, afirmou.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



