
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse às tropas americanas nesta sexta-feira (13) que o Irã tem sido “difícil” nas negociações nucleares e sugeriu que incutir medo em Teerã pode ser necessário para resolver o impasse.
“Eles têm sido difíceis para fechar um acordo”, disse Trump sobre os iranianos diante de uma plateia de soldados da ativa na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, depois que autoridades americanas informaram que estavam enviando um segundo porta-aviões ao Oriente Médio.
“Às vezes é preciso haver medo. Essa é a única coisa que realmente fará a situação ser resolvida.”
Durante seu discurso, Trump também fez referência ao bombardeio americano de instalações nucleares iranianas em junho de 2025.
A última reunião entre os dois países, realizada no dia 30 de janeiro em Omã, facilitou as conversas entre Irã e Estados Unidos nos últimos dias. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano afirmou que esse encontro permitiu a Teerã avaliar a seriedade de Washington e mostrou consenso suficiente para que a diplomacia continue. A data e o local da próxima rodada de negociações ainda não foram anunciados.
O presidente viajou até a base em questão para se reunir com tropas das forças especiais envolvidas na operação de 3 de janeiro que capturou o então presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Maduro, que enfrenta acusações de narcoterrorismo e tráfico de drogas na Justiça dos EUA, nega irregularidades e sustenta ser o líder legítimo da Venezuela. Nas semanas seguintes à captura do líder venezuelano, Trump trabalhou com sua sucessora interina, Delcy Rodríguez, e buscou amplo controle sobre a indústria petrolífera do país.
A Carolina do Norte deve sediar disputas acirradas tanto para o Senado quanto para a Câmara dos Representantes nas eleições legislativas de novembro deste ano. O Estado também será um dos maiores prêmios na eleição presidencial de 2028.
Durante a visita, Trump rompeu com normas presidenciais e fez um discurso abertamente político às tropas, atacando seus adversários e alertando que os democratas enfraqueceriam as Forças Armadas caso conquistassem o controle do Congresso nas eleições.
Os índices de aprovação pública de Trump caíram desde sua posse, em janeiro de 2025, com eleitores principalmente preocupados com o alto custo de vida. Assessores afirmaram que o presidente deverá, futuramente, viajar semanalmente a Estados competitivos para dialogar com os eleitores.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



