
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira que convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o Conselho da Paz, uma iniciativa para discutir uma solução para o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
“Eu convidei. Eu gosto dele”, afirmou Trump durante entrevista coletiva para comentar os resultados do primeiro ano de seu segundo mandato na Casa Branca, acrescentando que espera que o presidente brasileiro desempenhe “um grande papel” no grupo.
Trump enviou convites a mais de 60 líderes mundiais para integrar o Conselho da Paz, que deve ser oficialmente apresentado pelo presidente americano na quinta-feira no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Questionado se deseja que o grupo substitua o Conselho de Segurança da ONU, uma preocupação levantada por vários líderes mundiais sobre a iniciativa, Trump negou que esta seja sua intenção.
“É preciso deixar a ONU continuar”, disse ele. “A ONU simplesmente não tem sido muito útil. Sou um grande admirador do potencial da ONU, mas ela nunca esteve à altura de seu potencial.”
Mais cedo, Lula criticou o presidente americano. Em um evento no Rio Grande do Sul, ele afirmou que Trump quer “governar o mundo” por uma rede social.
“Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter [atual X]? Vocês acham que é possível tratar o povo com respeito sem olhar na cara de vocês?”, questionou.
Lula foi convidado ao Conselho da Paz no início desta semana. Segundo fontes da cúpula do governo, o presidente ainda não bateu o martelo se aceitará fazer parte do governo e estaria estudando pontos previstos no documento proposto por Trump e a organização do órgão.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



