
Mais de 200 alpinistas ainda estão presos perto da face leste do Everest, no Tibete, e devem ser evacuados até esta terça-feira (7), disse uma fonte familiarizada com a situação, após tempestades de neve inesperadamente fortes atingirem o oeste da China.
Entusiastas de atividades ao ar livre têm se dirigido ao interior acidentado da China desde o início de um feriado de oito dias em 1º de outubro, mas uma nevasca repentina no fim de semana pegou de surpresa centenas de alpinistas que esperavam ver a face Kangshung do Everest.
O resgate, iniciado segunda-feira (6), deve ser concluído até esta terça-feira, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato.
A neve caiu durante todo o sábado no remoto vale de Karma, no Tibete, a uma altitude média de 4,2 mil metros. No domingo (5), os socorristas já haviam guiado cerca de 350 pessoas em segurança.
“Felizmente, algumas pessoas à frente estavam abrindo caminho, deixando pegadas que pudemos seguir — isso tornou as coisas um pouco mais fáceis,” disse Eric Wen, de 41 anos, acrescentando que percorreu 19 quilômetros, a maior parte em neve pesada, para sair do vale.
“Caso contrário, teria sido impossível sairmos por conta própria”, completou ele.
Não havia informações oficiais sobre a condição dos caminhantes restantes até o momento, embora a mídia estatal chinesa tenha relatado que a comunicação com eles já havia sido estabelecida.
Orientação para buscar abrigos fora zonas de avalanche ou leitos de rio
“Se houver mau tempo chegando, caminhantes e alpinistas devem avisar às autoridades locais exatamente onde estão e permanecer em um local seguro, seja um abrigo, pousada ou barraca, desde que fora de zonas de avalanche ou leitos de rio,” disse a alpinista britânica Adriana Brownlee.
“Todos os caminhantes e alpinistas devem sempre carregar pelo menos um telefone via satélite ou dispositivo de rastreamento.”
Explorado por viajantes ocidentais há um século, o vale de Karma é relativamente intocado, mas é menos visitado do que a face norte do Everest, que possui acesso por estrada. Mais de 540 mil turistas visitaram a região do Everest no ano passado, um novo recorde.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com