
O Senado dos EUA, controlado pelos republicanos, aprovou na terça-feira (28) uma legislação que revogaria as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump contra o Brasil, desafiando a orientação do vice-presidente J.D. Vance.
Cinco senadores republicanos juntaram-se a todos os senadores democratas para avançar na resolução, que contesta o uso de poderes emergenciais por Trump para implementar tarifas elevadas de 50% sobre o Brasil em julho.
A decisão acontece logo depois que o Vance alertou os legisladores republicanos para não votarem contra as medidas tarifarias de Trump, durante um almoço a portas fechadas na manhã de terça-feira.
“Votar contra isso é tirar do presidente dos Estados Unidos essa incrível influência. Eu acho que é um grande erro e sei que a maioria das pessoas presentes concorda comigo”, disse o vice-presidente na ocasião.
Apesar da aprovação no Senado, a resolução, liderada pelo senador democrata Tim Kaine, deve ficar parada na Câmara dos Deputados até o início do próximo ano. Isso porque os republicanos da Câmara aprovaram recentemente uma regra que não permitiria que a Câmara considerasse legislações sobre as tarifas de Trump antes de janeiro de 2026.
Esse é o primeiro dos três projetos de lei sobre tarifas esperados no Senado nesta semana, com expectativa de votação das medidas legislativas para encerrar as tarifas de Trump sobre o Canadá e suas tarifas contra outros países ao redor do mundo nos próximos dias.
Não é a primeira vez que o Senado desaprova as tarifas de Trump. Em abril, o Senado aprovou uma legislação para encerrar as tarifas de Trump contra o Canadá, mas rejeitou outra medida para limitar suas tarifas globais. Nenhuma delas avançou na Câmara.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



