
A Primeira Infância no SUAS foi tema do seminário realizado, na última quarta-feira (27/08) pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, no auditório de sua sede, na Estrada Retiro da Imprensa, 1423, Bairro Piam. O evento reuniu técnicos, funcionários e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A Pedagoga, mestra em Educação, Coordenadora do Programa Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsodh), Letícia Diniz, a Assistente Social, Assessora Técnica de Gestão do SUAS, Daniela Farias e a Terapeuta Ocupacional de Crianças e Adolescentes, Marcele Euzébio foram as palestrantes.
Asa Branca
Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Bom Pastor, alunos da oficina de percussão, arrancaram aplausos dos participantes durante a execução da música Asa Branca de Luiz Gonzaga. Letícia Diniz também fez parte da composição da mesa de autoridades ao lado do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, Letícia Diniz. Também estiveram ao lado a Secretária especial de Assistência Social e Cidadania, Letícia Guimarães; Secretária Especial de Combate à Fome, Marcelle da Silva; superintendente de Proteção Social Básica, Elenita Baranauska; superintendente de Proteção Social Especial, Graziela Mônica e a diretora de Média Complexidade da Semasc, Rosangela Pedra.
‘Sujeito de Direito’
Durante o seminário, Diogo Bastos assegurou que todos precisam estar mobilizados quando o assunto for primeira infância. “Educação, Saúde e Assistência Social precisam caminhar juntos. Criança é sujeito de direito e necessita ter acesso aos serviços básicos constitucionais. Amor da família, boa alimentação e educação abrem os caminhos para o futuro”, assegurou o secretário, que também é Assistente Social por formação.
O evento também foi alusivo à campanha “Agosto Verde”, mês dedicado à conscientização sobre a importância dos cuidados com o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, instituído através da Lei Federal nº 14.617 de 2023. A medida tem como objetivo mobilizar órgãos públicos e a sociedade para promover o desenvolvimento infantil na educação, saúde, social e no aspecto afetivo. Durante sua palestra, Letícia Diniz, defendeu que toda criança necessita viver sua infância e que todos devem estar atentos sobre a irregularidade do trabalho infantil, à exploração da criança. “A prevenção é necessária, proibindo e denunciando”, destacou.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com