
A mais recente pesquisa da Neokemp mostra que o governador Ratinho Junior (PSD) é o nome mais forte entre os paranaenses para a disputa presidencial de 2026. O levantamento mostra o político e filho do apresentador Carlos Massa com ampla vantagem sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tanto no primeiro quanto no segundo turno.
A soma dos três candidatos da direita ultrapassa 63% das intenções de voto, consolidando o Paraná como um dos estados mais alinhados ao campo conservador do país.
Cenário de 1º turno para presidente
Quando o nome de Ratinho Jr. é incluído na disputa, ele aparece isolado na liderança. Lula mantém o segundo lugar, seguido de Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Intenção de voto para o 1º turno:
- Ratinho Jr. (PSD): 53,0%
- Lula (PT): 24,5%
- Romeu Zema (Novo): 6,4%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 4,1%
- Não sabe: 6,9%
- Branco/Nulo: 5,0%
Cenário de 2º turno — Ratinho Jr. x Lula
No confronto direto entre Ratinho Junior e Lula, o governador paranaense amplia ainda sua vantagem. Segundo o levantamento, Ratinho venceria com mais do que o dobro dos votos do presidente.
Resultado do 2º turno:
- Ratinho Jr. (PSD): 63,6%
- Lula (PT): 25,4%
- Branco/Nulo: 5,8%
- Não sabe: 5,1%
Metodologia
Foram 1.008 entrevistados pela Neokemp Pesquisas, em 97 cidades do Paraná, entre os dias 04 e 05 de novembro de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,1 pontos percentuais.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



