
O setor privado da Alemanha iniciou 2026 com uma aceleração no crescimento da atividade empresarial, impulsionado por um novo aumento na entrada de pedidos.
A prévia de janeiro do Índice dos Gerentes de Compras (PMI) Composto da S&P Global e do Hamburg Commercial Bank (HCOB) subiu para 52,5 em janeiro, superando os 51,3 registrados em dezembro de 2025 e atingindo o maior nível em três meses.
Esse avanço foi liderado pelo setor de serviços, cujo índice de atividade empresarial subiu de 52,7 para 53,3, marcando também uma máxima de três meses com um crescimento sólido.
Paralelamente, a produção industrial retornou ao terreno de expansão após uma breve queda em dezembro, com o Índice de Produção Industrial atingindo 50,5 (ante 48,3 no mês anterior), embora o PMI Industrial geral tenha permanecido abaixo da marca de 50,0, situando-se em 48,7 contra os 47,0 de dezembro.
Apesar do maior otimismo das empresas, especialmente no setor de serviços, o mercado de trabalho alemão enfrentou uma deterioração, com o emprego caindo no ritmo mais rápido desde meados de 2020.
Além disso, as empresas relataram um aumento acentuado e acelerado nos custos de insumos — o maior em quase três anos —, pressionado por salários mais altos e custos de energia e transporte.
Esse cenário de inflação de custos refletiu-se em um aumento notável nos preços cobrados, que atingiram a maior taxa de elevação desde maio de 2023, impulsionados quase exclusivamente pela postura de preços mais agressiva dos prestadores de serviços.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



