
A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, em conjunto com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e com a Coordenação de Doenças Crônicas não Transmissíveis, realizou nesta quinta-feira (28-08), no Shopping Nova Belford, um evento de conscientização sobre os malefícios do fumo, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto). Em quatro anos, cerca de 1.500 pessoas foram atendidas pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT). Nesta sexta-feira (29-08), as ações serão feitas na Praça do Wona.
Equipe conta com 20 profissionais
A coordenadora do PMCT, Maria Verônica Leite, destacou que a equipe do Programa é composta por cerca de 20 profissionais, incluindo médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista. Ela explicou que o evento no shopping teve como objetivo conscientizar as pessoas dos problemas causados pelo tabagismo. “São inúmeras doenças, principalmente respiratórias. Fazemos capacitações com todos os profissionais e uma das exigências é que eles não sejam fumantes”, argumentou Verônica, destacando que o tratamento consiste em abordagem com sessões de apoio psicológico e, em seguida, a introdução da parte medicamentosa.
Paciente parou de fumar há um ano
O gerente da Policlínica Neuza Brizola, Avelino Ribeiro, explicou que o programa de combate ao tabagismo funciona na unidade desde 2017 e já atendeu a mais de 500 pacientes. Uma delas é a dona de casa Irinéia Barbosa, 63 anos, que fumou por mais de 40. Desde o ano passado sem saber o que é uma tragada de cigarro, ela contou que o programa a ajudou a abandonar o vício. “Agora consigo andar sem perder o fôlego e me cansar, pois minha respiração melhorou muito”, resumiu Irinéia. “Fumo há mais de 30 anos e vim buscar ajuda para largar o vício. Preciso melhorar a qualidade de vida e me livrar do vício”, completou a advogada Scheila Mendonça da Fonseca, 57.
Programa está em 14 unidades
De acordo com a coordenadora do PMCT, Maria Verônica Leite, o município dispõe de 14 unidades com o programa de combate ao tabagismo. São ela: USF Esperança I e II, CAPS AD, PRS Antonino Gomes de Oliveira, PRS de Itaipu, USF Santa Marta, Policlínica do Idoso, PRS Parque São José, PRS Parque Amorim, USF Jardim do Ipê I e II, PRS Heliópolis, PRS Nova Aurora, USF Sá Rego, USF José Oscar Lima e Policlínica Neuza Brizola.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com