
A Polícia Federal (PF) informou ter deflagrado na manhã desta terça-feira (16) a segunda fase da “Operação Unha e Carne 2”, que apura o vazamento de “informação sigilosa” de outra operação para favorecer uma facção criminosa. Um dos alvos da operação é o desembargador Macário Judice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Na primeira fase da operação, foi preso o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União), solto posteriormente com tornozeleira eletrônica após votação dos deputados estaduais do Rio.
Macário é o relator do processo que envolve o ex-deputado Thiego dos Santos, conhecido como TH Joias, que foi preso em setembro e teria envolvido com a facção criminosa Comando Vermelho (CV). Além dele, outras 17 pessoas foram presas na operação Zargun, que teria sido prejudicada pelo vazamento alvo da operação de hoje.
O magistrado teria contribuído com a facção criminosa, segundo informações obtidas através do aparelho celular de Bacellar. Macário estava com Bacellar no momento em que TH Joias foi informado da operação policial, o que acabou por frustrar as apreensões previstas. Além de relator do processo, ele foi o autor do pedido de prisão, vazado antes do cumprimento.
Na ação desta manhã, a PF informou ter cumprido um mandado de prisão preventiva e dez de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A PF atende ao STF no âmbito do julgamento da ADPF 635/RJ (ADPF das Favelas) que, entre outras providências, determinou as investigações sobre atuação de facções criminosas e suas conexões com agentes públicos.
Além das prisões realizadas, o STF determinou a transferência de TH Joias para o regime disciplinar diferenciado, cpm sua transferência imediata para um presídio federal.
Desembargador ficou 18 anos afastado
Na época em que ainda era juiz, o magistrado, que hoje é desembargador, foi afastado de suas funções há 20 anos, em novembro de 2005. Segundo as investigações, ele teria participado de um esquema de venda de sentenças judiciais para favorecer a máfia do jogo do bicho.
Dez anos depois, o TRF-2 decretou sua aposentadoria compulsória, acusado por um esquema da máfia de caça-níqueis no Espírito Santo. Ele permaneceu afastado das funções durante todo este período. A decisão, contudo, foi revogada em 2022 por uma decisão liminar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em maio de 2023, o juiz retornou às funções como titular da 3ª Vara Federal de Vitória. Em junho do mesmo ano, foi promovido a desembargador.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com




