
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (31) a oitava fase da Operação Overclean. A investigação aponta para a existência de uma organização criminosa envolvida no desvio de emendas parlamentares. Os crimes apontados são fraude em licitações, desvio de dinheiro público, corrupção e lavagem de dinheiro.
Após determinação do Supremo Tribunal Federal, a PF cumpre cinco mandados de busca e apreensão, além de sequestro de valores. A operação atua em Brasília, São Paulo, Palmas e Gurupi (TO).
- Prefeito de cidade da BA é afastado em nova fase de operação contra desvio de emendas
- PF deflagra nova fase de operação contra desvio de emendas parlamentares na Bahia
Durante uma fase anterior da investigação, a PF mirou na Bahia. Em 14 de outubro, os investigadores apreenderam o celular do deputado federal Dal Barreto (União-BA). No dia 16 de outubro, o prefeito de Riacho de Santana (BA), Doutor João Vitor (PSD), foi afastado do cargo. Na ocasião, a PF prendeu o prefeito de Wenceslau Guimarães (BA), Gabriel de Parisio (MDB), por posse ilegal de arma de fogo. Agora, porém, não há mandados de prisão a serem cumpridos.
O início da Overclean se deu com a prisão de 16 pessoas em três estados: Bahia, São Paulo e Goiás. Na época, a PF falou em suspeita de R$ 1,4 bilhão em movimentações ilegais.
A ordem do STF ocorre enquanto o ministro Flávio Dino julga mecanismos de transparência e rastreabilidade em emendas parlamentares. Na última segunda-feira (27), ele determinou que todos os três poderes devem fazer campanhas em rádio, TV e internet sobre as novas regras.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com





