
A Petrobras protocolou às 19h57 desta sexta-feira (27) uma carta ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) com os ajustes solicitados pelo órgão ambiental dentro do processo de licenciamento da Foz do Amazonas. Esse é considerado o último passo para que a estatal obtenha a licença para iniciar a perfuração na região da Margem Equatorial.
No documento da petroleira, a companhia informa que atualizou os planos de emergência e de proteção à fauna, conforme solicitado pelo órgão ambiental, com as melhorias apontadas.
Na quarta-feira (24), o Ibama aprovou o resultado da simulação da Petrobras na Foz do Amazonas, a última etapa antes da licença ambiental. O Ibama reforçou que, para finalizar o processo de elaboração da licença de operação para a atividade, a Petrobras deve apresentar alguns ajustes.
A avaliação pré-operacional (APO), uma espécie de simulação de vazamento de óleo para que a companhia comprove capacidade de resposta, é a última etapa dentro do processo de licenciamento.
Também na quarta, a Petrobras afirmou que espera a aprovação da licença em breve, após os últimos ajustes dos planos.
A APO na Foz do Amazonas durou quatro dias e foi concluída pela Petrobras em 27 de agosto.
Segundo a petroleira na ocasião, mais de 400 pessoas foram envolvidas no exercício e que a estrutura da APO contou com a sonda posicionada na localização do poço, o Centro de Fauna construído em Oiapoque, seis embarcações de contenção e recolhimento de óleo, seis embarcações para monitoramento, resgate e atendimento à fauna e três aeronaves.
@BelfordRoxo24h – Aqui, a informação nunca para.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97915-5787