
França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e outros países europeus convocaram nesta terça-feira (13) representantes diplomáticos do Irã para cobrar explicações sobre a repressão violenta do regime islâmico contra os protestos em curso no país.
As mobilizações no Irã estão sendo marcada por assassinatos, detenções arbitrarias e restrições ao acesso à internet, segundo informaram opositores e organizações de direitos humanos.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da França, o embaixador iraniano no país foi chamado para ouvir a condenação do governo de Emmanuel Macron à “violência de Estado” contra manifestantes pacíficos. O chanceler francês Jean-Noël Barrot classificou a repressão em curso no Irã como “intolerável, insuportável e desumana”. Na Alemanha, o Ministério das Relações Exteriores anunciou a convocação do embaixador iraniano em Berlim e afirmou, em nota divulgada na rede X, que a repressão do regime contra a própria população é “brutal” e “chocante”.
O Reino Unido também convocou o embaixador iraniano no país. O país exigiu que Teerã responda pelas denúncias de mortes e abusos durante as manifestações.
Na Espanha, o ministro das Relações Exteriores José Manuel Albares afirmou que o governo espanhol convocou o embaixador iraniano para exigir respeito ao direito de manifestação pacífica e à liberdade de expressão.
A Dinamarca chamou o encarregado de negócios do Irã – já que o embaixador não se encontra no país – para expressar a condenação ao uso da violência contra manifestantes. Segundo comunicado oficial, Copenhague instou o Irã a cumprir suas obrigações internacionais, incluindo os direitos de reunião e associação.
Outros governos europeus, entre eles a Itália, também aderiram às convocações diplomáticas. A União Europeia já condenou o uso “desproporcional e pesado” da força pelas autoridades iranianas contra as mobilizações e manifestou solidariedade aos que estão indo às ruas.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



