
Um surto do vírus Nipah, altamente fatal, parece estar surgindo na cidade de Calcutá, no leste da Índia, e os países do Sudeste Asiático estão reforçando as medidas de quarentena em resposta.
A mídia local noticiou que a infecção foi detectada neste mês em cinco profissionais de saúde, incluindo enfermeiros e médicos, em um hospital de Calcutá. Duas das enfermeiras estariam em estado grave. O governo indiano afirmou posteriormente que apenas dois casos de Nipah haviam sido confirmados desde dezembro.
O governo do estado de Bengala Ocidental suspeita que as infecções ocorreram dentro do hospital e ordenou que cerca de 100 pessoas que tiveram contato com os indivíduos infectados se isolassem em casa.
O vírus Nipah é altamente contagioso e ainda não existe vacina ou tratamento eficaz. A taxa de mortalidade para aqueles que desenvolvem sintomas varia de 40% a 75%, dependendo do sistema de saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que classifica o Nipah como uma doença com “necessidade urgente de pesquisa e desenvolvimento acelerados”.
O Ministério da Saúde da Índia, por meio da plataforma de mídia social X, pediu aos cidadãos que permanecessem vigilantes, se mantivessem informados e seguissem as recomendações das autoridades de saúde locais para prevenir a disseminação da infecção. Também aconselhou as pessoas a evitarem comer frutas contaminadas que caíram das árvores ou tocar em carcaças de animais.
O vírus Nipah é transmitido por morcegos e se espalha por meio de animais infectados ou alimentos contaminados. Também pode ser transmitido por contato próximo com indivíduos infectados. O período de incubação é tipicamente de quatro a 14 dias, com sintomas que incluem febre, dores de cabeça e vômitos. Em casos graves, pode levar à encefalite aguda.
Nenhuma infecção foi confirmada fora da Índia. Mas outros países asiáticos com um número crescente de turistas indianos estão aumentando a vigilância.
A Tailândia reforçou as medidas de quarentena nos principais aeroportos para viajantes que chegam de Bengala Ocidental. O Ministério da Saúde do Vietnã solicitou, na terça-feira, que as pessoas evitem viajar para áreas afetadas, a menos que seja necessário. Taiwan está considerando designar o vírus Nipah como uma doença infecciosa de Categoria 5 em seu sistema, exigindo medidas de controle rigorosas.
Surtos do vírus Nipah têm ocorrido em Bangladesh, Malásia e Filipinas desde 1998. Na Índia, eles têm ocorrido regularmente em Bengala Ocidental e no estado de Kerala, no sul do país. Em 2025, quatro pessoas foram infectadas em duas áreas de Kerala, duas das quais morreram.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



