
Um trio de pesquisadores, John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis, foi laureado nesta terça-feira (7) com o Nobel de física por trabalhos inovadores na área de mecânica quântica.
Os cientistas ganharam o prêmio “pela descoberta do tunelamento mecânico quântico macroscópico e da quantização de energia em um circuito elétrico na qual demonstraram tanto o tunelamento quântico quanto os níveis de energia quantizados em um sistema grande o suficiente para ser segurado na mão”, anunciou o Comitê Nobel nesta terça-feira em uma cerimônia em Estocolmo, na Suécia.
Em uma coletiva, Clarke se disse surpreso com o resultado. “Não havíamos percebido de forma alguma que isso poderia ser a base de um prêmio Nobel”, afirmou, referindo-se à sua pesquisa na década de 1980 na Universidade da Califórnia, Berkeley.
Segundo o comitê, os estudos desenvolvidos pelo trio criaram oportunidades para o desenvolvimento da próxima geração de tecnologia quântica, incluindo criptografia quântica, computadores quânticos e sensores quânticos.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com