
Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de agosto não mostram efeito aparente do tarifaço dos Estados Unidos, de acordo com o gerente responsável pela pesquisa, Cristiano Santos. Ao comentar o resultado do mês, quando o varejo cresceu 0,2%, ele afirmou que os questionários das empresas respondentes não fazem qualquer alusão ao tema.
“Não há nenhum efeito aparente de tarifaço. Não é que não exista, mas não se consegue perceber”, disse, ao explicar a diferença em relação ao que ocorreu durante a pandemia.
Naquele momento, as empresas do setor incluíam comentários nas respostas da pesquisa que faziam alusão à crise sanitária e à percepção de que isso afetava o volume de vendas.
“Quando teve covid, com fechamento do comércio, a gente conseguia retirar da base de dados o motivo da queda apontado pela empresa. Ali estava claro que algumas das variações eram referentes à pandemia, conseguia retirar isso dos comentários”, afirmou.
A realidade, notou, foi diferente dessa vez. “Nesse caso não houve essa manifestação nem nenhum movimento abrupto nos resultados setoriais.”
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com