
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou para julgamento na Primeira Turma o núcleo 3, formado pelos “kids pretos”, que são militares das Forças Especiais do Exército. A decisão agora cabe ao ministro Flávio Dino, novo presidente da 1ª Turma, que irá marcar a data do julgamento.
O grupo dos “kids pretos” é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsável por ações táticas destinadas a uma possível ruptura institucional em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a PF, militares das Forças Especiais teriam sido os responsáveis pelo plano para matar autoridades. “As investigações apontam que a organização criminosa se utilizou de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. Os investigados são, em sua maioria, militares com formação em Forças Especiais (FE)”, disse a PF na nota, após a Operação Contragolpe.
Fazem parte desse núcleo os seguintes investigados:
- Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel);
- Estevam Theophilo (general);
- Fabrício Moreira de Bastos (coronel);
- Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel);
- Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel);
- Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel);
- Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel);
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel);
- Wladimir Matos Soares (policial federal).
Moraes considerou encerrada a fase de instrução e os prazos para as alegações finais da acusação e das defesas. Segundo o despacho, o processo está pronto para julgamento. Caberá agora ao ministro Flávio Dino definir as datas das sessões da 1ª Turma.
O núcleo 3 é um dos cinco grupos denunciados pela PGR no inquérito que apura a suposta tentativa de golpe. Até o momento, apenas o núcleo 1 já foi julgado, resultando na condenação de Jair Bolsonaro e sete aliados, em setembro, por liderar o plano de ruptura institucional. O ex-presidente foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão.
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
Sobe para 40 os indiciados no suposto plano de golpe de Estado; saiba quem são
Núcleo 4 será julgado em outubro
O núcleo 4 — composto por cinco militares, um agente da Polícia Federal e o presidente do Instituto Voto Legal — é o único grupo com julgamento já marcado. Segundo a acusação, os integrantes desse núcleo monitoraram autoridades e promoveram ataques virtuais como parte de um “plano maior de ruptura com a ordem democrática”.
As sessões ocorrerão nos dias 14 e 21 de outubro, em dois turnos (das 9h às 12h e das 14h às 18h), e nos dias 15 e 22, apenas no período da manhã (das 9h às 12h).
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com