
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve expressar “solidariedade” à Venezuela pelas ações militares dos Estados Unidos no Caribe. O petista alterou sua agenda desta sexta (7) para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia.
“É uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente tem dito repetidamente que a América Latina e sobretudo a América do Sul é uma região de paz e cooperação”, disse Vieira. A reunião ocorrerá em Santa Marta, na Colômbia, nos próximos dias 9 e 10.
Segundo o chanceler, o posicionamento de Lula não atrapalha “de forma alguma” as negociações com o governo de Donald Trump para derrubar o tarifaço sobre produtos brasileiros. “Nosso contato com os Estados Unidos diz respeito sobretudo às questões comerciais e tarifárias bilaterais”, afirmou o ministro.
- Maduro elogia “contundente” pronunciamento de Lula sobre ataques dos EUA no Caribe
Nesta terça-feira (4), Lula lembrou que se colocou à disposição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para atuar como mediador do impasse com a Venezuela.
“Só tem sentido a reunião da Celac, neste momento, se a gente for discutir essa questão dos navios de guerra americanos aqui nos mares da América Latina. Tive oportunidade de conversar com o presidente Trump sobre esse assunto, dizendo para ele que a América Latina é uma zona de paz”, disse o mandatário durante entrevista a agências internacionais em Belém (PA).
“Somos uma zona de paz, não precisamos de guerra aqui. O problema que existe na Venezuela é um problema político que deve ser resolvido na política”, acrescentou. O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu ao petista pela declaração.
“Agradeço ao presidente Lula da Silva também porque fez um pronunciamento contundente pela paz na América do Sul, na América Latina e pelo poder que a Celac deve ter”, declarou Maduro durante um congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), transmitido pelo canal estatal VTV.
A cúpula reunirá líderes dos 27 países da União Europeia e das 33 nações da Celac, com foco nas negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul-UE, informou a Agência Brasil. Lula participa apenas do primeiro dia e retorna a Belém para a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
O presidente está no Pará desde o último sábado (1º), onde inaugurou obras em Belém e visitou aldeias indígenas e comunidades tradicionais no interior do estado. Até sexta (7), Lula preside a cúpula de líderes da COP 30, em Belém, evento que antecede a conferência principal.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



