
O índice de aprovação do governo da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, se manteve estável em 75% na última pesquisa Nikkei/TV Tokyo, mantendo o nível de 70% pelo terceiro mês consecutivo desde a formação do gabinete.
A desaprovação ficou em 18%, o mesmo nível da pesquisa anterior, em novembro.
Quanto à decisão do Banco do Japão, na semana passada, de elevar sua taxa básica de juros para 0,75%, a maior em 30 anos, 55% dos entrevistados em todo o país disseram aprovar a medida, superando os 26% que a desaprovaram.
Quando questionados sobre suas prioridades políticas, o controle da inflação foi a resposta mais comum entre os entrevistados, com 50%, seguido por relações exteriores e segurança, com 31%.
O Partido Liberal Democrático, de Takaichi, obteve um índice de aprovação de 37%, uma queda de 4 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada no fim de novembro, enquanto o apoio ao seu parceiro de coalizão, o Partido da Inovação do Japão, subiu 2 pontos percentuais, para 7%.
Entre os partidos de oposição, o apoio ao Partido Democrático para o Povo subiu para 9%, ante 6% anteriormente; o Partido Democrático Constitucional do Japão, de centro-esquerda, subiu 1 ponto percentual, para 7%; e o partido populista de direita Sanseito caiu 2 pontos percentuais, para 5%.
A pesquisa foi conduzida pela Nikkei Research de sexta a domingo, utilizando discagem aleatória de números telefônicos para homens e mulheres com 18 anos ou mais em todo o Japão, incluindo ligações para celulares. A pesquisa recebeu 916 respostas, o que representa uma taxa de resposta de 40,1%.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



