
Em comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), divulgado na noite desta quinta-feira (20), o governo brasileiro afirma ter recebido “com satisfação” a decisão dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% imposta a vários produtos agropecuários importados do Brasil.
A nota do Itamaraty destaca as negociações empreendidas pelo governo brasileiro com a Casa Branca, ao ressaltar que o presidente americano, Donald Trump, recebeu recomendações de “altos funcionários do seu governo” de que deveria retirar a tarifa adicional de 40% sobre vários produtos em função do “avanço inicial das negociações” com o governo brasileiro. Cita como isentos da tarifa extra vários tipos de carne, café e várias frutas (como, por exemplo, manga, coco, açaí, abacaxi).
O texto observa que o ato de Trump é retroativo a 13 de novembro, data da última reunião entre o ministro Mauro Vieira e o Secretário de Estado americano Marco Rubio em Washington. Nesse encontro, ambas as autoridades discutiram como avançar nas discussões para reduzir as tarifas.
Ao fim, o comunicado afirma que o Brasil reitera a disposição para dar continuidade ao diálogo como solução, lembrando os 201 anos de relações entre os dois países.
A seguir, veja a íntegra da nota oficial:
Retirada de tarifas sobre produtos brasileiros importados pelos EUA
O governo brasileiro recebeu hoje (20/11), com satisfação, a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para uma série de produtos agropecuários importados do Brasil.
Estarão isentos de tarifa vários tipos de carne, café e várias frutas (como, por exemplo, manga, coco, açaí, abacaxi).
O enunciado da Ordem Executiva que implementa a medida faz menção à conversa telefônica do Presidente Lula com o Presidente Trump em 6 de outubro, quando decidiram iniciar as negociações sobre as tarifas.
Acrescenta que o Presidente Trump recebeu recomendações de altos funcionários do seu governo de que certas importações agrícolas do Brasil não deveriam estar mais sujeitas à tarifa de 40% em função do “avanço inicial das negociações” com o governo brasileiro.
A medida é retroativa a 13 de novembro, data que coincide com o dia da última reunião entre o Ministro Mauro Vieira e o Secretário de Estado Marco Rubio em Washington, na qual se discutiram meios de avançar nas tratativas bilaterais para a redução das tarifas sobre os produtos brasileiros.
O governo brasileiro reitera sua disposição para continuar o diálogo como meio de solucionar questões entre os dois países, em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas.
O Brasil seguirá mantendo negociações com os EUA com vistas à retirada das tarifas adicionais sobre o restante da pauta de comércio bilateral.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



