
Contrariando a orientação de seu advogado para não responder às perguntas dos parlamentares, o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho, apelidado de “Milton Cavalo”, afirmou que o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, é vice-presidente na entidade, mas nunca assumiu um “papel administrativo” no sindicato. Milton presta depoimento nesta quinta-feira (9) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Contrariando o meu advogado, eu quero dizer que ele nunca teve esse papel administrativo no sindicato, só político, político de representação sindical. Nada mais do que isso. E não precisei, em nenhum momento, solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo”, respondeu o presidente do Sindnapi ao deputado Paulo Pimenta (PT-RS). O parlamentar fez um questionamento de forma a rebater as acusações de deputados da oposição de que o vice-presidente da entidade teria participado no esquema de descontos indevidos a aposentados e pensionistas.
Mais cedo, Milton declarou que ficaria em silêncio após conseguir um habeas corpus do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizava que ele não respondesse aos questionamentos dos parlamentares. O dirigente é investigado pela Polícia Federal (PF) no âmbito da operação Sem Desconto e foi alvo de busca e apreensão em sua sala no sindicato e em sua casa nesta manhã.
Por meio do depoimento do presidente do Sindnapi, deputados e senadores da oposição tentam encontrar alguma ligação de Frei Chico com as fraudes no INSS, o que ainda não apareceu, para convocá-lo a depor. No entanto, por conta da escolha de Milton de se calar, o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse que irá colocar para votação os requerimentos de convocação do irmão de Lula na reunião do colegiado na próxima quinta-feira (16).
Mesmo com essa ofensiva contra Lula, o governo tem maioria dos integrantes da CPMI como aliados e pode conseguir barrar a convocação do vice-presidente do Sindnapi. Por outro lado, se a convocação for aprovada, Frei Chico será obrigado a comparecer na oitiva.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com