
O banco Inter anunciou nesta quarta-feira (3) o lançamento de uma ferramenta de educação financeira para ajudar os clientes a entenderem seus scores de crédito, chamada “Meu Crédito”. A novidade vai ser disponibilizada aos poucos, e deve atingir toda a base de clientes pessoa física do banco até o fim deste ano. Clientes pessoa jurídica devem receber a ferramenta em 2026.
Segundo Alexandre Riccio, CEO do Inter Brasil, a ferramenta conversa com o momento do banco, que vem expandindo a sua oferta de crédito. Segundo o executivo, o Inter deve encerrar este ano com crescimento da carteira de crédito em torno de 30%, e esse patamar é considerado uma “regra de ouro” para o negócio como um todo.
Mesmo com um cenário macroeconômico mais desafiador, o executivo se diz confortável para poder crescer. “Por que a gente tem esse conforto? Pelo design de carteira, pela estratégia de crédito do Inter, que tem tudo a ver com entender também do brasileiro, entender também dos produtos que a gente pode levar para ele”, disse, acrescentando que, hoje, dois terços da carteira do Inter são com colateral.
Riccio ainda explicou que o Inter tem um apetite “relativamente restrito”. A última inadimplência reportada pelo banco, de 4,2% em setembro (excluindo antecipação de recebíveis de cartões), é considerada “dentro do apetite” do Inter. Segundo ele, o banco prefere olhar para a margem financeira em relação ao custo do risco, que diz respeito à capacidade de absorver possíveis perdas. Para Riccio, o Inter vem apostando em melhorias e novos modelos de tecnologia para poder aumentar os limites com os clientes que o banco já tem, sem aumentar seu apetite ao risco — portanto, o lançamento do “Meu Crédito” vai nesse sentido.
O score de crédito da nova ferramenta é feito a partir de dados do próprio banco Inter, conforme o relacionamento dos clientes. A novidade sugere ações que podem ser realizadas para melhorar a pontuação, além de informar sobre datas de novas avaliações de crédito. Segundo o banco, o objetivo da ferramenta é ser simples e transparente.
À frente, a ferramenta deve receber novas funcionalidades. Estão previstas jornadas gamificadas, com passos para os clientes aumentarem seus limites; explicações sobre motivos de recusa; e centralização de todas as informações de produtos de crédito que o cliente possui.
Segundo Mauro Rangel, diretor de crédito e recuperação do Inter, a ferramenta busca resolver a questão do acesso “de uma forma transparente e quebrando alguns tabus que tinham no mundo do crédito”. Segundo ele, a iniciativa surgiu de uma vontade do banco em ser mais transparente com os seus clientes. “Não tem nenhum motivo do cliente não saber o seu score.”
A plataforma já está disponível para mais de 20 milhões de usuários, segundo os executivos. O Inter tem 41,3 milhões de clientes, conforme o último balanço da companhia, referente ao terceiro trimestre deste ano.
O lançamento incluiu ainda dados de uma pesquisa feita pelo Inter em parceria com a Consumoteca sobre comportamento financeiro. O estudo indicou que 50% das pessoas já tiveram crédito negado sem entender o motivo, enquanto 63% afirmam que aprender estratégias para aumentar o limite melhoraria significativamente sua relação com os bancos.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com


