
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta sexta-feira que notificou 4 milhões de pessoas que precisam realizar a prova de vida. A medida é obrigatória para evitar que o pagamento do benefício seja bloqueado.
A mensagem foi entregue somente para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma automática pelo governo. Os notificados têm 30 dias a partir da data do aviso para realizar o procedimento e evitar o bloqueio do pagamento.
O aviso foi enviado pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício.
Para fazer a prova de vida, o segurado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS e seguir as instruções. Em alguns bancos, também é possível realizar a prova de vida online, diretamente pelo aplicativo ou site da instituição.
Há, ainda, a opção de o beneficiário comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.
Já para a grande maioria dos segurados do INSS – mais de 30 milhões de pessoas ou 80% dos beneficiários, a prova de vida é feita automaticamente pelo governo, por meio do cruzamento de dados oficiais.
Essa checagem é realizada anualmente, para o governo verificar se a pessoa ainda está viva e pode continuar recebendo sua aposentadoria, pensão ou outro benefício de longa duração pago pelo INSS.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



