
Os diretores do Banco Central (BC) Diogo Guillen (política econômica) e Renato Gomes (organização do sistema financeiro e de resolução), devem deixar seus cargos ao fim de seus mandatos, no dia 31 de dezembro deste ano. Dessa forma, eles não vão estender o prazo de gestão até que seus sucessores assumam os cargos.
A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Valor. A lei de autonomia da autoridade monetária prevê que o prazo de gestão dos diretores se estende até que os sucessores assumam os cargos. No entanto, também permite que os diretores peçam exoneração.
Nesse cenário, a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro deve acontecer com sete membros e não com nove. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não indicou os nomes de sucessores e com a proximidade do fim do ano, o tempo para indicar, sabatinar na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal e aprovar no plenário da Casa é curto e o Congresso só retorna do recesso parlamentar em fevereiro.
A extensão de um mandato já aconteceu anteriormente e justamente quando o atual presidente do BC, Gabriel Galípolo, assumiu a diretoria de política monetária. Galípolo sucedeu o então diretor Bruno Serra Fernandes no cargo antes de ocupar a presidência.
O mandato de Serra Fernandes se encerrou em fevereiro de 2023, mas o economista permaneceu no cargo por mais um mês, até o fim de março. No dia 23 daquele mês, o então diretor foi exonerado a pedido. No período entre a saída de Serra Fernandes e a chegada de Galípolo, que aconteceu somente em julho daquele ano, Guillen assumiu o cargo.
No período entre fim de março e julho, o Copom fez duas reuniões sem a formação completa. Na reunião de maio de 2023, não houve participação do diretor de política monetária, que ainda não tinha assumido, e da então diretora Carolina de Assis Barros por motivos pessoais. Já na de junho, oito membros participaram, apenas a cadeira da diretoria de política monetária estava vacante.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



