
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, especialmente as cobranças de 50% impostas sobre importações do Brasil em agosto, durante evento em São Paulo, na segunda-feira (10).
Segundo o democrata, um dos principais opositores do atual governo federal, a medida mostrou “desrespeito” ao Brasil, considerado um grande parceiro comercial dos Estados Unidos.
“O Brasil é um dos nossos grandes parceiros comerciais. É o país com o qual deveríamos nos envolver. No entanto, Trump mostrou o dedo do meio com 50% de tarifas. Isso é vergonhoso”, disse durante um simpósio do Milken Institute com investidores, em São Paulo, antes de seguir viagem para Belém, onde participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Cop30).
Newsom ainda criticou a falta de representantes dos Estados Unidos na cúpula da ONU no Brasil. Segundo ele, esta era a justificativa para ele estar na conferência.
“A razão de eu estar aqui é a ausência de liderança vinda dos Estados Unidos, este vácuo. É algo bastante infantil. Não há nenhuma representação, nem mesmo um observador”, afirmou no evento em São Paulo.
No último dia 31, o governo Trump confirmou que não enviaria representantes da Casa Branca para a cúpula da ONU na cidade brasileira de Belém. Na ocasião, um porta-voz ouvido pela Bloomberg e pelo jornal Guardian informaram que a decisão seguia uma orientação direta do republicano, que tem priorizado negociações bilaterais sobre energia e comércio em vez de compromissos multilaterais ligados ao clima.
No domingo, o presidente americano acusou o governo brasileiro de devastar a Amazônia para fins políticos com a construção da Avenida da Liberdade, em Belém, uma obra de 13 quilômetros que corta áreas de floresta e comunidades locais.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



