
Após o presidente Donald Trump anunciar, na terça-feira (6), que o governo interino da Venezuela iria “entregar” entre 30 milhões e 50 milhões de barris de petróleo sob sanções aos Estados Unidos, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (7) que Washington está prestes a concluir um acordo para assumir o controle de “todo o petróleo que está retido” no país sul-americano.
“Estamos no meio da execução de um acordo para receber entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo”, disse Rubio em entrevista coletiva, logo após uma reunião para informar senadores americanos sobre o plano do governo Trump para a Venezuela.
- Leia mais:
- Secretário de energia afirma que EUA vão controlar vendas de petróleo da Venezuela ‘indefinidamente’
“Vamos vender no mercado, a preços de mercado, não com os descontos que a Venezuela estava operando. Esse dinheiro será controlado pelos EUA e irá beneficiar o povo venezuelano, e não a corrupção, nem o regime”, acrescentou.
O anúncio feito por Trump na noite de terça-feira não detalhou se já havia um acordo formal com a Venezuela para a transferência do petróleo. Rubio também detalhou que o governo Trump tem um plano de três etapas para a Venezuela que começará com a estabilização do país após a captura de Nicolás Maduro no sábado, seguirá com a supervisão da recuperação do país e, por fim, uma transição.
“Não queremos que isso descambe para o caos”, disse o secretário. “A segunda fase será uma fase que chamamos de recuperação, e consiste em garantir que empresas americanas, ocidentais e outras tenham acesso ao mercado venezuelano de uma forma justa.”
Ao mesmo tempo, segundo ele, o plano deve incluir um processo de reconciliação nacional dentro da Venezuela, para que “forças de oposição possam ser anistiadas e libertadas das prisões ou trazidas de volta ao país, e iniciar a reconstrução da sociedade civil”.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



