
O Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou nesta terça-feira (27) que enviará agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) para reforçar a segurança da delegação americana nos Jogos Olímpicos de Inverno.
A notícia rapidamente gerou reações do governo da Itália, país que sediará o evento no próximo mês, após os episódios recentes envolvendo os agentes e manifestantes em Minneapolis que resultaram na morte de dois civis.
Segundo o governo de Donald Trump, os funcionários do ICE se juntarão a uma equipe de segurança do Departamento de Estado nos Jogos Olímpicos “para avaliar e mitigar os riscos de organizações criminosas transnacionais”, segundo explicou um comunicado de Tricia McLaughlin, secretária adjunta de assuntos públicos do departamento.
“Todas as operações de segurança permanecem sob a autoridade italiana”, diz o texto, enfatizando que o ICE “não realiza operações de fiscalização de imigração em países estrangeiros”.
Após o anúncio, o governo italiano afirmou que aguarda esclarecimentos junto a diplomatas americanos sobre a participação do ICE nos Jogos Olímpicos de Inverno.
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse a jornalistas nesta terça que os agentes não seriam autorizados a circular pelas ruas italianas durante o evento. Ele acrescentou que a “ordem pública durante os Jogos Olímpicos” seria mantida apenas pela polícia nacional e local italiana, mas não chegou a afirmar que os agentes americanos ficariam restritos a salas de operações.
A informação também gerou indignação do prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que declarou em entrevista por telefone citado pelo The New York Times que o governo italiano deveria “dizer não a Trump”.
Ele classificou o ICE como uma “milícia que mata” e disse que os agentes não são bem-vindos na cidade italiana.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



