
A Dinamarca acusa a Rússia de travar uma guerra híbrida contra o seu território. O pais nórdico alerta que mais ataques são prováveis, após uma série de incursões de drones terem interrompido operações em aeroportos civis e militares.
O Serviço de Inteligência de Defesa dinamarquês aponta, em um relatório divulgado nesta sexta-feira, que o risco de ataques híbridos da Rússia contra instalações militares aumentou.
O documento se baseia nos recentes incidentes com drones, registrados na Dinamarca e no restante da Europa.
Na noite de quinta-feira, as atividades foram suspensas no Aeroporto de Munique, na Alemanha, após várias aparições de drones, o que afetou milhares de passageiros.
“A Rússia está travando uma guerra híbrida contra a Dinamarca porque quer criar incerteza”, disse o diretor da agência de inteligência, Thomas Ahrenkiel, em entrevista coletiva em Copenhague.
As incursões de drones acontecem às vésperas de uma cúpula de líderes europeus na capital dinamarquesa. Embora o governo dinamarquês tenha repetidamente associado os drones à Rússia, o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, afirmou que ainda não há provas conclusivas sobre quem os operou.
“Veremos mais ataques híbridos contra a Dinamarca”, disse Poulsen no evento de sexta-feira. Ainda assim, acrescentou: “não há motivo para temer uma guerra; não existe ameaça militar direta contra a Dinamarca”.
A Rússia nega envolvimento nos incidentes com drones.
Segundo Ahrenkiel, a Dinamarca também foi alvo de ciberataques russos e registrou navios de guerra russos atravessando seus estreitos equipados com sonar e drones, sem especificar quando os eventos ocorreram. A Rússia utilizou bloqueadores de sinal em águas dinamarquesas, o que causou falhas no GPS, disse.
Ahrenkiel afirmou ainda que atualmente há um navio de guerra russo presente nas águas próximas à Dinamarca, possivelmente posicionado para agir caso os dinamarqueses tentem impedir a chamada “frota sombra” russa de navegar pelos estreitos.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com