
O banco central da Rússia cortou a taxa de juros de referência do país em 0,50 ponto percentual, de 16,5% para 16% ao ano, sua quinta redução consecutiva, e de mesma magnitude do corte da reunião anterior, de outubro. A autarquia disse que continuará mantendo os custos de empréstimo em um nível que restringe a atividade econômica.
A economia continua a retomar uma trajetória de crescimento equilibrado, e os indicadores de crescimento de preços correntes diminuíram em novembro, diz o BC russo. No entanto, as expectativas de inflação aumentaram ligeiramente nos últimos meses.
“O Banco da Rússia manterá as condições monetárias tão restritivas quanto necessário para que a inflação retorne à meta. Isso significa que a política monetária permanecerá restritiva por um longo período”, diz. Novas decisões sobre a taxa de juros serão tomadas dependendo da sustentabilidade da desaceleração da inflação e da dinâmica das expectativas de inflação, afirma.
A projeção do BC russo é de que a inflação anual, em 5,8% em 15 de dezembro de 2025, fique abaixo de 6% até o final de 2025 e desacelere para entre 4% e 5% em 2026. Em 2027 e anos subsequentes, a taxa deve permanecer dentro da meta, apoiada por condições monetárias restritivas.
No entanto, “os riscos pró-inflacionários ainda prevalecem sobre os desinflacionários no horizonte de médio prazo”, em meio ao desvio ascendente prolongado da economia russa em relação a uma trajetória de crescimento equilibrado e a altas expectativas de inflação, aos efeitos do aumento do imposto sobre valor agregado (IVA) e dos preços administrados, bem como os termos do comércio externo.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



