
Após um período “estressado” em 2025, com o início da incidência de imposto sobre operações financeiras (IOF) em aportes nos planos de previdência VGBL, a BB Seguridade espera melhora na arrecadação neste ano, segundo o diretor financeiro da companhia, Rafael Sperendio.
- Leia mais: BB Seguridade tem expectativa positiva de emissão de prêmios em 2026, mas dependerá dos cortes na Selic
“A incidência do IOF era algo para o qual nós não estávamos preparados. Foi uma surpresa no ano de 2005 e tivemos que revisar a maneira como captamos com previdência. Com isso, começamos 2026 já preparados para esse novo ambiente”, disse o executivo durante teleconferência sobre os resultados do quarto trimestre.
Questionado por um analista sobre o que a BB Seguridade tem feito para lidar com o novo cenário, Sperendio afirmou que, além de mexer no direcionamento comercial, a empresa também trabalha na melhora do índice de resgate. “Observamos isso já acontecendo no fim de 2025”, disse.
“Hoje, a nossa cabeça para previdência está mais otimista do que estávamos em 2025. Foi um ano de muitas incertezas, de surpresas, e a gente acabou tendo que se reinventar”, afirmou.
No quarto trimestre de 2025, as reservas de previdência recuaram quase 37%, para R$ 8,4 bilhões. O índice de resgates caiu 1,6 ponto percentual, enquanto o de portabilidade avançou 1,3 ponto percentual.
No acumulado do ano, as reservas de previdência avançaram 9,3%. Para 2026, a expectativa é de avanço de 8% a 11%, segundo as projeções apresentadas na segunda-feira (9).
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



