
Trabalhadores que desejam se aposentar em breve precisam estar atentos às mudanças nas regras para novas aposentadorias pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2026. As mudanças acontecem todos os anos, gradativamente, devido à Reforma da Previdência de 2019.
Há vários requisitos que podem ser cumpridos para um trabalhador se aposentar no Brasil, de acordo com o que for mais favorável para cada caso. Os ajustes são feitos anualmente em dois pontos principais: na regra dos pontos e da idade mínima para aposentar — são as chamadas regras de transição.
Regras de transição em 2026
As mudanças que entraram em vigor em 2026 se dividem em duas regras:
1. Mudanças na regra dos pontos
A primeira mudança é na regra dos pontos, que soma idade e tempo de contribuição, com mínimo de contribuição. Como funciona: essa regra considera a soma da idade do contribuinte e o tempo de contribuição à Previdência Social. Ao longo da transição, a pontuação será acrescida de um ponto por ano, até atingir o limite de 100 pontos para mulher e 105 pontos para homem.
- Homens: tempo mínimo de 35 anos de contribuição e 103 pontos no total
- Mulheres: tempo mínimo de 30 anos de contribuição e 93 pontos no total
- Tempo de contribuição + idade = precisa ser de 93 pontos (mulheres) ou 103 pontos (homens)
2. Idade mínima progressiva
A segunda mudança é na regra sobre a idade mínima progressiva. Ela exige um tempo de contribuição mínimo e uma idade mínima que aumenta a cada ano. Em 2026, homens e mulheres precisarão de seis meses a mais de idade para se aposentar do que no ano passado, da seguinte maneira:
- Homens: 35 anos de contribuição, com aposentadoria aos 64 anos e 6 meses;
- Mulheres: 30 anos de contribuição, com aposentadoria aos 59 anos e 6 meses.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



