
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (11), as regras para eleições indiretas ao governo do Estado em caso de dupla vacância no Executivo estadual — quando os cargos de governador e vice ficam vagos. O texto aprovado prevê votação aberta e flexibiliza o prazo de desincompatibilização dos candidatos que estiverem em cargos do Executivo. A proposta irá à sanção do governador Cláudio Castro (PL).
Apesar de a proposta estar sendo discutida em meio à expectativa de Castro deixar o cargo em abril para concorrer ao Senado em outubro, as regras vão valer para todas as próximas eleições indiretas ao Executivo fluminense.
- Leia mais:
- CCJ da Alerj aprova projeto para eleição indireta no Rio
A Constituição do Rio prevê a convocação de uma eleição indireta quando, nos últimos dois anos do mandato regular, houver dupla vacância no Executivo estadual, mas a forma como esse pleito ocorreria ainda não tinha sido regulamentada.
O Palácio Guanabara está sem vice-governador desde o ano passado, quando Thiago Pampolha (MDB) deixou o posto para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



