
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia deverá ser votado no plenário da Casa na semana seguinte ao carnaval, após a análise do texto por comissão que acompanha o Mercosul na próxima semana. Segundo ele, o encaminhamento foi acertado com o Poder Executivo e com lideranças partidárias.
Motta afirmou que a expectativa é de amplo apoio entre os parlamentares. “Não tenho dúvidas que essa matéria unirá todos os partidos da Casa, independente de serem partidos de oposição ou da base aliada do governo, porque é uma matéria de país, uma matéria de Estado, importante para a economia brasileira”, afirmou. De acordo com o presidente da Casa, o acordo deverá ter unanimidade na Casa.
A condução dos trabalhos na comissão ficará a cargo do presidente do colegiado, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Concluída essa etapa, o texto poderá ser levado à apreciação do plenário.
“Espero que esse seja o encaminhamento para que, na semana seguinte ao carnaval, possamos votar no plenário da Câmara dos Deputados o acordo do Mercosul-União Europeia. Penso que esse é o encaminhamento mais célere e mais eficiente que podemos dar a uma matéria tão importante”, disse Motta.
O acordo entre os dois blocos é considerado uma das principais apostas do governo para fortalecer a integração econômica, após mais de duas décadas de negociações. Qualquer acordo internacional assinado pelo Executivo, no entanto, precisa ser aprovado pelo Legislativo brasileiro, como forma de inclui-lo no sistema de leis do país.
Em outra frente, no Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), quer instalar um grupo de trabalho para iniciar as discussões do tema na Casa antes mesmo de o texto ser aprovado pela Câmara para agilizar as tratativas. Com isso, segundo o senador, haverá mais consenso para a realização de uma votação rápida pelos senadores.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



