
Um tribunal de imigração dos Estados Unidos concedeu asilo a um cidadão chinês detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Ele documentou supostos abusos de direitos humanos contra muçulmanos em Xinjiang, o que o colocava em risco de longo período de prisão caso fosse deportado para a China.
“Não há possibilidade de recurso agora, mas o Departamento de Segurança Interna (DHS) reserva-se o direito de recorrer dentro de 30 dias. É por isso que ele precisa permanecer detido por até 30 dias”, disse ao “Nikkei Asia” um representante da organização Direitos Humanos na China, com sede em Nova York, que tem prestado apoio a Guan Heng. “Este é um resultado merecido, há muito esperado.”
Guan, de 38 anos, foi detido no verão passado, momento de repressão à imigração promovida pelo presidente americano, Donald Trump, Ele estava detido em uma instalação no estado de Nova York e recebeu asilo na quarta-feira.
Inicialmente, o DHS argumentou que ele deveria ser deportado para Uganda, um país africano que tem estreitado laços com a China. Esse plano foi abandonado depois que a mídia e legisladores americanos expressaram preocupação com os riscos à segurança de Guan.
Em 2020, Guan entrou em Xinjiang e, usando análises de coordenadas de satélite fornecidas por veículos de comunicação, filmou supostas instalações de detenção para muçulmanos uigures e outras minorias étnicas, evitando a vigilância chinesa. A China restringe severamente a cobertura jornalística sobre Xinjiang.
Após divulgar um filme feito com as filmagens, Guan entrou ilegalmente nos Estados Unidos e solicitou asilo em 2021.
Os Estados Unidos e outros países ocidentais condenaram o uso de trabalho forçado e outras violações de direitos humanos pelo governo chinês em Xinjiang e no Tibete. A China afirma que esses países estão espalhando falsas alegações sobre trabalho forçado e genocídio e interferindo em seus assuntos internos.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



