
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse nesta terça-feira que trabalhará contra a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as suspeitas de fraudes atribuídas ao Banco Master. As declarações foram dadas em entrevista à CNN Brasil.
De acordo com o parlamentar, o escândalo envolvendo o banco de Daniel Vorcaro não deve atingir o governo, mas mesmo assim a posição é contrária à CPI. Guimarães entende que uma eventual comissão serviria apenas de “palanque” para a oposição.
Ele também avalia que uma CPI só seria necessária em caso de alguma falha nas investigações em curso. “A Polícia Federal é autônoma e está fazendo o seu trabalho de modo exemplar, portanto não entendemos que a CPI seja necessária e vamos dialogar para que não seja instalada”, disse o deputado.
Apesar da sua opinião, ele informou que a posição oficial do governo sobre o caso ainda será debatida com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
As declarações de Guimarães contrastam com as de outros líderes. Na semana passada, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse o governo Lula da Silva defenderia as investigações “custe o que custar”, independentemente de quem fosse atingido. Ele acrescentou que a gestão petista não iria se opor à instalação de uma CPI.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), fez afirmações semelhantes, além de ter assinado um dos requerimentos para instalação de uma comissão parlamentar. “Nesse caso do Banco Master, a posição nossa, do governo, é que tudo tem que ser apurado. Os fatos têm que aparecer”, disse Lindbergh a jornalistas.
Na semana passada, parlamentares conseguiram assinaturas suficientes para a criação de três comissões parlamentares de inquérito para investigar o Master: uma mista, com deputados e senadores; uma ligada ao Senado Federal e outra à Câmara dos Deputados.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



