
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu, nesta sexta-feira (23/01), evento alusivo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro, no Espaço Leila, no bairro São Bernardo. A iniciativa com o tema “Diga Não à Intolerância Religiosa – Respeitar a Fé do Outro é Reconhecer a Sua Humanindade”, reuniu profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Igualdade Racial, além de representantes de diversas religiões de Belford Roxo. A programação diversificada contou com rodas de conversas e palestras do renomado professor/doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Babalawô, Ivanir dos Santos e do pastor e bacharel em Teologia, Luís Ronaldo Duque de Oliveira.

Importância da liberdade
“Seminário de grande importância para o diálogo, o respeito e a construção de uma sociedade mais justa. Um evento que reuniu diversas autoridades e representantes de diferentes religiões, fortalecendo a conscientização da nossa população sobre a importância da liberdade de crença e do respeito mútuo. Agradeço ao prefeito Márcio Canella, à vice-prefeita Mariana Malta, ao secretário Marcelo Canella e ao Antônio Rueda, que seguem apoiando ações que promovem dignidade, inclusão e paz social”, destacou o secretário de Assistência Social, Diogo Bastos, que formou a mesa de abertura com a secretária de Educação, Sheila Boechat, secretárias especiais de Ensino e Cidadania, Fernanda Romero e Thais Stampini e da presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Rosângela Pedra. A coordenadora de Educação Antirracista, Ananda Paula, mediou o evento e os debates.

Diversidade cultural
Em um país reconhecido pela sua vasta diversidade cultural e espiritual, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, representa um marco fundamental para a democracia brasileira. Instituída pela Lei nº 11.635/2007, a data vai além de uma efeméride no calendário oficial: ela consolida o compromisso com a proteção da liberdade de crença e com o enfrentamento direto às violências que atingem, historicamente, as religiões de matriz africana e demais segmentos religiosos e reafirma nesta data que o combate ao racismo religioso é uma condição inegociável para a construção de uma sociedade justa e plural.
“Nós precisamos falar de intolerância religiosa, do racismo e de todo ato que agride o cidadão e o ser humano, durante o tempo todo e em todas as oportunidades que tivermos. É possível discordar, sem atacar as pessoas”, afirmou a secretária Sheila Boechat.

Passagens marcantes da Bíblia
O primeiro palestrante foi o pastor Luís Ronaldo Duque de Oliveira, presidente da Comunidade Batista Ágape no Parque São José. O religioso evangélico abordou com passagens marcantes da Bíblia a importância do respeito às diversidades religiosas. “É preciso respeitar as pessoas, independente do credo, raça e gênero”, declarou o pastor.
Educação e políticas públicas
Uma das vozes marcantes no cenário nacional na luta contra a Intolerância Religiosa e o Racismo, o professor Ivanir dos Santos, abordou temáticas importantes para frear a intolerância religiosa e criar um bem-estar das religiões. “Racismo religioso é crime e precisa ser enfrentado com educação, diálogo e políticas públicas. Parabéns a Prefeitura de Belford Roxo por essa iniciativa e o convite”, afirmou Ivanir dos Santos, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e fundador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).

Participação do ´público
Ainda houve tempo para a participação do público com perguntas e uma roda de conversas e também de representantes do O NAVIR (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa) em Belford Roxo, programa estadual da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos focado no acolhimento, orientação jurídica e psicológica a vítimas de intolerância, funcionando no Complexo da Cidadania (anexo ao Restaurante do Povo), no Centro.

📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



