
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (22) que está negociando “acesso total” à Groenlândia “sem custos” em um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
“Isso está sendo realmente negociado agora, os detalhes. Mas, essencialmente, é acesso total. É — não há fim, não há prazo”, disse Trump à Fox Business Network, em entrevista concedida em Davos, onde participa do Fórum Econômico Mundial (WEF).
O presidente afirmou que “uma parte” da Cúpula Dourada — uma proposta de Trump de um escudo antimíssil para os EUA — ficaria na Groenlândia. “Se os inimigos começarem a atirar, ela cairá sobre a Groenlândia”, acrescentou.
Na entrevista, Trump reiterou ainda suas alegações de que os EUA precisam da Groenlândia por motivos de segurança nacional. “Tudo passa pela Groenlândia. Se os caras maus começarem a atirar, isso passa pela Groenlândia”, disse Trump.
“É algo de valor inestimável. É incrível. Sabe, Ronald Reagan teve essa ideia há muito tempo, mas naquela época não havia tecnologia. O conceito era ótimo, mas não havia tecnologia. Agora temos uma tecnologia inacreditável”, continuou.
Na quarta-feira, o presidente afirmou que os EUA e a Otan chegaram a um “arcabouço de um acordo futuro” para garantir o acesso dos EUA ao território, após uma reunião com o secretário-geral da aliança militar, Mark Rutte.
Trump declarou que o acordo, se for finalizado, “será excelente para os Estados Unidos da América e para todos os países da Otan”.
Em comunicado à Fox, a Otan disse, por meio de sua porta-voz Allison Hart, que as negociações têm como objetivo “evitar que a Rússia e a China consolidem presença estratégica” na Groenlândia.
Depois das conversas com Rutte, o republicano recuou das ameaças de impor tarifas a países europeus que se posicionaram contra suas investidas para comprar a Groenlândia. Trump também abandonou a possibilidade de usar força militar para tomar a ilha ártica.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



