
A portuguesa Lifthium Energy recebeu uma garantia do governo de 180 milhões de euros (US$ 210 milhões) para construir uma refinaria de lítio no norte do país voltada ao mercado de baterias para veículos elétricos, em rápido crescimento.
Com 60.000 toneladas métricas de reservas, Portugal é o maior produtor de lítio da Europa, abastecendo principalmente a indústria cerâmica. Apenas recentemente o país passou a buscar a produção de lítio de grau bateria. A empresa afirmou que a subvenção não reembolsável foi concedida no âmbito do Quadro Temporário de Crise e Transição da União Europeia, que permite incentivos estatais para acelerar a transição verde e industrial.
A Lifthium, controlada em 85% pelo conglomerado português José de Mello, com o restante pertencente à sua subsidiária Bondalti, construirá a refinaria na cidade de Estarreja, no norte do país, cerca de 50 km ao sul do Porto. A Bondalti, maior produtora de químicos de Portugal, já opera unidades no local, e a Lifthium pretende iniciar as operações até 2030.
O diretor-presidente da Lifthium, Duarte Braga, disse que o projeto está avançando “com rigor e prudência”, uma vez que o mercado de lítio e o ambiente industrial europeu se tornaram significativamente mais desafiadores nos últimos dois anos. Segundo ele, o incentivo público foi importante, mas o foco agora está em garantir um parceiro estratégico e consolidar as condições de mercado e financiamento antes de uma decisão final de investimento.
Além da unidade de Estarreja, a Lifthium poderá construir outra refinaria na Espanha, disse ele. A empresa tem como meta uma capacidade anual de refino de 50.000 toneladas de hidróxido de lítio, suficiente para abastecer baterias para dois milhões de veículos elétricos, utilizando tecnologia própria projetada para atender aos padrões ambientais e industriais da Europa.
O governo espera lançar ainda este ano uma licitação, há muito adiada, para licenças de prospecção de lítio, considerada fundamental para a construção de uma cadeia de valor doméstica do lítio e para reduzir a dependência da Europa de importações de países como a China.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



