
O governo da Dinamarca e o governo da Groenlândia pediram nesta segunda-feira (19) ao secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a criação de uma missão militar permanente da Aliança em torno da ilha ártica. A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, após reunião em Bruxelas com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
Segundo Poulsen, a proposta foi apresentada durante o encontro, que também contou com a participação da ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt.
“Discutimos o assunto e também fizemos a proposta”, afirmou o ministro à imprensa, sem detalhar a resposta de Rutte. De acordo com ele, o secretário-geral da Otan “levou em consideração” o pedido apresentado.
Conforme explicou o ministro da Defesa dinamarquês, a intenção é estabelecer uma missão estruturada da Aliança que vá além de exercícios pontuais.
“Espero que possamos chegar a um acordo sobre como essa missão em torno da Groenlândia e do Ártico poderia ser realizada”, disse Poulsen, segundo declarações reproduzidas pela imprensa europeia.
Nos últimos dias, militares de diversos países aliados desembarcaram na Groenlândia para participar do exercício Arctic Endurance, voltado ao reforço do flanco norte da Otan. Segundo o governo dinamarquês, no entanto, trata-se de manobras lideradas pela Dinamarca, e não de uma missão formal da organização militar.
O pedido ocorre em meio às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a manifestar o desejo de assumir o controle da Groenlândia, alegando preocupações com a segurança regional diante do aumento da presença da Rússia e da China no Ártico.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



