
A Grey Bull Rescue, organização privada formada por veteranos do Exército dos Estados Unidos, divulgou nesta semana um vídeo no qual mostra detalhes da operação que realizou para resgatar a líder opositora María Corina Machado da Venezuela, em outubro.
A operação, nomeada “Golden Dynamite”, viabilizou na ocasião a viagem de María Corina para a Noruega, país onde ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Enquanto estava na Venezuela, a líder opositora vivia escondida. O país ainda estava sob comando do ditador Nicolás Maduro, que ampliou, após a fraude eleitoral de 2024, a repressão e perseguição contra opositores.
No vídeo, María Corina aparece em imagens registradas após sua retirada do território venezuelano, já durante o deslocamento para um local seguro.
Segundo a Grey Bull Rescue, a operação para retirar María Corina da Venezuela foi planejada e executada sob elevada pressão política e risco operacional. De acordo com a empresa, uma equipe formada por veteranos do Exército americano mobilizou rapidamente recursos de análise de informações, coordenação logística e comunicações seguras para estruturar uma rota de saída considerada discreta e menos previsível.
A empresa afirma que, devido à alta visibilidade da líder opositora e ao risco de interceptação, optou naquele momento por uma retirada por via marítima, considerada menos previsível. A operação foi conduzida sob vigilância constante e com necessidade de adaptação às condições do ambiente, até que María Corina deixasse águas venezuelanas e seguisse em segurança para fora do país.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



