
Uma denúncia anônima recebida pela Polícia Federal (PF) contribuiu para a abertura da investigação preliminar conduzida em São Paulo sobre o suposto esquema de fraude no Banco Master. A informação consta em decisão dada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 6 de janeiro deste ano.
Segundo informações do Ministério Público Federal (MPF) enviadas a Toffoli, o Departamento de Polícia Federal recebeu “uma denúncia anônima no seu e-mail institucional”, que continha um arquivo em formato PDF intitulado “informações Banco Master”.
O relato do MPF de São Paulo não precisa quando exatamente a denúncia anônima foi recebida, embora indique que o episódio é de meados de 2025. Os procuradores disseram que a PF decidiu instaurar inquérito após uma apuração própria confirmar elementos que surgiram a partir da denúncia anônima.
“Em decorrência, foi instaurada uma investigação preliminar, consoante prevê a jurisprudência do Egrégio Supremo Tribunal Federal. Foram realizadas diligências, que estão devidamente documentadas em diversas informações da Polícia Judiciária, as quais corroboram o conteúdo da notitia criminis e culminaram na abertura de inquérito policial, no qual foram procedidas novas diligências”, prossegue.
“A informação da Polícia Judiciária confirmou os fatos descritos no arquivo intitulado ‘Informações Banco Master’, por meio de análise documental, cruzamento de dados e verificação de fontes externas. Essa análise revelou elementos de prova que apontam para a existência de uma rede complexa e articulada de relações empresariais e financeiras, com indícios consistentes da prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional”, disse o MPF de SP.
As apurações da PF levaram à conclusão de que o Master teria explorado vulnerabilidades do sistema de regulação e fiscalização, “com o uso de fundos de investimento para circulação de ativos sem liquidez, artificialmente precificados, e reiteradas operações entre partes relacionadas”.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



