
O nível de alerta de segurança da base aérea de Al-Udeid, no Catar, a maior dos Estados Unidos no Oriente Médio, foi reduzido nesta quinta-feira (15) após a elevação registrada ontem, em meio as tensões com o Irã e após o alerta de Teerã de que poderia atacar instalações americanas na região se fosse alvo de uma ação militar por parte do governo de Donald Trump.
Aeronaves americanas que haviam sido retiradas de Al-Udeid ontem estão retornando gradualmente à base, disse uma fonte informada sobre a situação à agência Reuters. Outras duas fontes, ambos diplomatas que falaram sob condição de anonimato, afirmaram que parte do pessoal que havia sido orientado a deixar a base na quarta-feira (14) também recebeu permissão para retornar.
A mudança do nível de alerta em Al-Udeid ocorre após Trump ter sinalizado que uma eventual intervenção dos EUA para proteger manifestantes no Irã foi descartada. Ontem, o presidente americano disse ter recebido boas informações de que o regime de Teerã não executaria pessoas presas durante a violenta repressão aos protestos que começaram no país no final do ano passado.
“Disseram-nos que as mortes no Irã estão parando – pararam. E não há plano para execuções”, afirmou o presidente americano a jornalistas na Casa Branca após ter feito várias ameaças a Teerã.
Embora as declarações tenham reduzido as tensões, ele se recusou a descartar completamente um possível ataque a Teerã. “Vamos observar como será o processo”, acrescentou Trump, dizendo que ficaria “muito chateado” se a informação sobre as execuções fosse falsa e a repressão continuasse.
O Irã havia avisado países da região que abrigam bases dos EUA que retaliaria contra as instalações militares americanas se fosse alvo de um ataque de Washington. Com as tensões em alta, o governo Trump determinou a retirada parcial de militares de Al-Udeid, como havia feito antes de lançar bombardeios contra instalações nucleares iranianas em junho do ano passado, durante a guerra entre Irã e Israel.
Al-Udeid abriga cerca de 10 mil militares americanos. Após os ataques a instalações nucleares ordenados por Trump no ano passado, o Irã retaliou e lançou mísseis contra o local, mas a ação foi avisada com antecedência e pareceu coreografada para agradar o público interno.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



