
Com a promessa de virar uma mentoria de carreira feita por IA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lança uma nova plataforma gratuita de inteligência artificial. Desenvolvida em parceria com o Google Cloud, a ferramenta batizada de Nai pode ser acessada no site. Com base em grandes volumes de dados, o projeto ainda prevê ações de transformação digital na educação básica, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — para quem não concluiu o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada —, na educação corporativa e no ensino superior.
Na prática, o processo começa com o envio do currículo e o preenchimento de outras informações relacionadas ao histórico profissional e acadêmico. Em seguida, o usuário responde a questionários de múltipla escolha sobre aspirações, objetivos profissionais, competências técnicas e habilidades para o ambiente do trabalho.
Com base nesse diagnóstico, o serviço indica cursos de aprimoramento e correlaciona as competências mapeadas com as demandas do mercado, sinalizando áreas em expansão que se relacionam ao perfil do candidato. Por fim, a IA pode indicar oportunidades compatíveis.
Outro recurso integrado é um resumo automático que fica salvo no perfil do usuário, com suas habilidades identificadas e pontos de melhoria. O painel principal apresenta a evolução das competências ao longo do tempo.
Entre as novas funcionalidades previstas para os próximos meses estão orientação para elaboração dos currículos, sugestões de trilhas de aprendizagem baseadas na biblioteca de cursos do Senai e apoio estruturado no formato de mentoria pela IA.
“É para quem não tem acesso à mentoria humana. A gente sabe que a realidade não permite que todos tenham acesso”, avalia Luiz Eduardo Leão, gerente de tecnologias educacionais do Senai. “Nós acreditamos que esses projetos darão oportunidades para as pessoas sonharem”, encerra.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



